A antropofagia é um ritual que consiste em comer uma parte ou varias de um ser humano. As pessoas que praticavam a antropofagia, acreditavam que ao fazê-lo, iriam adquirir as habilidades e forças da pessoa que estes comiam. A antropofagia não deve ser compreendida como uma habito alimentar, ao contrario do canibalismo, mas sim como um acontecimento magico cerimonial.
Esta pratica foi registada em varias comunidades espalhadas pelo mundo. Foram encontradas evidencias em África, América do sul, América do norte, ilhas do Pacifico sul e Canárias.
Os grupos tribais do Brasil capturavam os adversários vivos, fazendo deles prisioneiros. A estes seriam fornecidos os melhores alimentos e uma mulher para companhia. Durante vários dias, era prepara a festa em que o prisioneiro era executado. A execução seria com uma golpe de borduna e cabia ao homem que o tivesse capturado, mas também podia ser transferida a alguém que o merecesse, em sinal de agradecimento ou homenagem. Ao prisioneiro competia manter-se forte, e mostrar indiferença face a morte próxima. O executor ficava com o nome do prisioneiro marcado no corpo para demonstrar a sua coragem e o seu valor. Desta forma acreditavam que ao comer a carne do guerreiro inimigo adquiriam o seu poder, seus conhecimentos e as suas qualidadesJoão Carneiro 12ºB