Esta é uma das perguntas à qual muita gente tem tentado dar resposta.
Quase todos temos, ou pelo menos pensámos ter, uma ideia mais ou menos clara sobre o que é ser humano. Contudo quando tenta-mos responder à essa questão ou até falar sobre o assunto ele acaba por ser enrolado, retorcido e acaba-mos por não dar uma resposta que seja considerada minimamente correta,
Esta questão acaba por se tornar bastante difícil de responder não só pelo facto de definir a palavra humano mas também porque é difícil perceber o que significa "definir" quando isto é aplicado ao ser humano. Pois há medida que tenta-mos defini-lo vemos que acaba por ser mais complicado do que definir outro animal mais comum.
A maior parte das pessoas diz que o ser humano é um "animal racional". Mas o que faz essa tal característica (racionalidade) ser tão essencial para que um ser possa ser considerado humano? Será que não poderia-mos ser humanos sem sermos racionais? E se isso não é possível a racionalidade acaba por ser apenas uma consequência de se ser humano e não a sua definição.
Será que se encontrássemos outros seres, diferentes do Homem mas racionais, no mundo estes poderiam ser considerados racionais?
"Afinal do que faz um macaco sem pêlo um ser humano?"
Sem comentários:
Enviar um comentário