Para
Freud todos os comportamentos são motivados pelo impulso do ID, porém o EGO e o
SUPEREGO são formados pela experiência de relacionamentos quando criança. Sabe
se que, um ser viver exatamente a experiência de vida do outro é impossível, e,
por isso somos diferentes uns dos outros.
O
ID é o impulso para a personalidade sendo ele inconsciente. O EGO é o
desenvolvimento do ID consoante o contato com o exterior. O SUPEREGO é o
bloqueio dos impulsos do ID e por isso representa as restrições sociais internas
e exerce a tarefa de sensor das funções do ego.
Para Freud os pais são muito importantes nestes
desenvolvimentos, principalmente na fase da infância. O conflito sexual nesta
fase especifica se nas diferentes regiões do corpo em diferentes idades. Por
isso, através de observações elaborou a teoria dos estágios psicossexuais
definindo, por zonas erógenas do corpo e conflito, por fase de desenvolvimento.
Frustrações ou satisfações contribuem para o desenvolvimento psicossexual e
chama os de fixação. Ele fez a divisão das diferentes fases por estágios e
idade. Os estágios da libido são: o oral, anal, fálico e genital.
A fase oral, no primeiro ano de vida, é a primeira
zona erógena pois e nela que mordemos, engolimos, mamamos do seio das mães das
chupetas, e então, dá nos prazer.
A fase Anal (1 a 3 anos) consiste no prazer em
defecar. A criança aprende a defecar e confronta se com um conflito que a leva
a um diferente desenvolvimento da sua personalidade.
A fase fálica (4 a 5 anos) é o desenvolvimento
da libido e do superego. É a mudança do ânus para os genitais e é a exploração
do pénis em ambos os sexos. Curiosidade e masturbação desenvolve se nesta fase.
Freud chamou de complexo de Édipo, o desejo inconsciente do menino pela
mãe e o complexo de Electra, o desejo inconsciente da menina pelo pai, gerando
em ambos os casos o anseio de destruir o parceiro do seu objeto de
amor, vendo o como rival.
A fase de
latência (dos cinco anos à puberdade), para Freud esta fase é mais organizada
devido a convivência social, á formação de sistema de valores, e a criança é
mais flexível e tolerante.
A fase genital
(começa na puberdade), a adolescência. É a ultima fase do desenvolvimento
psicossexual que se reativa. Freud considera essa fase como a menos
conflituosa, pois o conflito é minimizado pela sublimação.
Para Freud a maior parte de nossa personalidade é
moldada devido ao stress e conflitos das outras fases. O processo de
crescimento fisiológico, frustrações, conflitos e perigos, contribuem para o
desenvolver de formas de reduzir tensões o que o leva ao crescimento, à
evolução. Freud considera que na vida adulta todas essas formas podem estar
simultaneamente presentes.
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