Tendo em conta que o ser humano passa quase 30% do seu tempo a dormir, quase 24 anos considerando a esperança média de vida em Portugal, penso que era interessantetante analisar não só o tempo que passamos acordados, que é o comum, mas também analisar o sono e o seu impacto na vida humana.
Vamos por partes, o sono do Homem divide-se em 5 fases:
->Começar a dormir - a primeira parte do sono é caracterizada por um sono leve e por um fenómeno chamado mioclonia, que é aquela parte do sono que todos nós conhecemos, a clássica sensação de queda que nos acorda muito contra a nossa vontade, gerando movimentos mosculares involuntários.
->Segunda fase - caracteriza-se pela pessoa já a dormir, os olhos param de mexer por completo e ocupa 50% do nosso sono.
->a terceira e a quarta fase estão praticamente juntas e caracterizam-se pelo sono profundo onde é bastante difícil acordar por estímulos exteriores, elas diferenciam-se pois da 3ª para a 4ª há uma progressão da dificuldade de despertar.
->sono REM, tal como a famosa banda, esta fase do sono é essencial para o bem-estar do indivíduo, é nesta fase que ocorre o fenómeno mais interessante do sono, o sonho. Esta fase caracteriza-se por um rápido movimento de olhos e pelo aumento da velocidade com que respiramos, contudo os membros estão totalmente paralisados e os músculos relaxados ao máximo, ao contrário da alta atividade cerebral.
O primeiro cientista contemporâneo a debruçar-se sobre o sonho foi Sigmund Freud. Para a psicanálise, o sonho é uma forma de expelir os desejos recalcados guardados no inconsciente.
Ao contrário do que se pensa, o sono não é um desperdício de tempo, são 24 anos bastante importantes para a saúde do ser humano e para o seu bem-estar.
Mas antes de irem desatar a dormir em qualquer canto, fiquem a saber que o sono em demasia também é mau e pode ser sinal de doença.
O tempo ideal para dormir são 16 horas para as crianças, 9 para os adolescentes e de 7 a 8 para adultos, dependendo de pessoa para pessoa. Este tempo pode ir diminuindo ao longo da vida. Para além de ser bastante interessante, o sonho pode gerar criatividade e arte como é o exemplo dos quadros de Salvador Dalí.
Sem comentários:
Enviar um comentário