Hermann Ebbinghaus nasceu na Alemanha a 24 de janeiro de 1850 e faleceu a 26 de fevereiro de 1909. Foi o primeiro autor na psicologia a desenvolver testes de inteligência. Foi aluno de Wilhelm Wundt.
Hermann Ebbinghaus teve um grande contributo para a psicologia. Esta contribuição assenta-se em dois pontos:
Iniciou no século XIX as primeiras investigações sobre a memória. Foi o primeiro a testar a memória experimentalmente, bem como o primeiro a demonstrar que a memória podia ser estudada cientificamente.
Um segundo ponto refere-se ao facto do autor ter utilizado sílabas non-sense na aprendizagem e em pesquisas sobre a memória. Estas sílabas foram muito utilizadas pelo
autor e muito determinantes para estudar a memória.
Após ter falado um pouco da biografia de Hermann, gostaria de comentar a sua célebre frase: "A psicologia é uma ciência com um longo passado, mas uma curta história"
A psicologia possui um longo passado,uma vez que esteve sempre presente nas nossas vidas. Com o passar do tempo, o Homem teve a necessidade de reflectir sobre questões relativas à sua natureza com o objetivo de se compreender melhor, de saber o porquê da sua existência, de ter consciência e percepção da sua realidade de tudo o que o rodeia, ou seja, desde cedo despertaram no ser humano interrogações acerca dos mistérios da sua mente e enigmas do seu comportamento. Deste modo, foram desenvlovendo os primeiros filósofos e pensadores, sendo este o ponto de partida para o aparecimento e expansão da filosofia. O desenvolvimento da filosofia desencadeou o aparecimento da psicologia(um dos ramos da filosofia) .É aqui que nos percebemos o porquê de a psicologia ter uma curta história,pois foi apenas no século XIX que a psicologia se afirmou como ciência independente e autónoma da filosofia e adotou um método científico. Foi Wilhelm Wundt o principal responsável por esta libertação da psicologia, criando o primeiro laboratório experimental de psicologia. A partir deste marco histórico, a psicologia apareceu como ciência.
Podemos concluir que a Psicologia possui um longo passado de questões relativas à mente e comportamento humano, contudo uma curta histórias de respostas científicas que esclarecem essas questões.
Carlos Freitas 12ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário