O que são os processos mentais?
Em relação aos processos mentais estes estão relacionados a mente humana (cérebro), são processos mentais conscientes e/ou inconscientes e subdividem-se em processos mentais cognitivos (ex: raciocínio, conhecimento, lógica, aprendizagem, memória), processos mentais emocionais (ex: emoção, sentimentos) e ainda me processos mentais conativos (ex: motivação, esforço, vontade, desejo, querer).
A questão que se coloca quando se fala em processos mentais é: o que é a mente? Como definir mente humana?
Esta questão ainda continua a ser um grande enigma para muitos apesar de ter sido uma questão intensamente abordada por vários filósofos no passado.
Muitos associam a mente a alma, ou seja é algo que possui de alguma forma um carácter inerente (específico) e que permuta mesmo após a nossa morte.
Durante muito tempo a mente foi associada ao raciocínio, à produção de sentimentos, emoções. Esta explicação da mente foi sofrendo alterações ao longo do tempo uma vez que nem todos os processos mentais são por obrigação conscientes, podem também ser inconscientes.
Como introdução, os processos mentais interagem com a nossa vida em três grandes dimensões, por outras palavras, ligam-se ao nosso saber ao sentir e ao fazer.
Estes processos surgem no momento em que nós nascemos para conseguirmos estabelecer relação entre a realidade física e social.
Dos processos mentais o primeiro é o cognitivo que está relacionado com o saber, com o conhecimento, utilizando sempre a informação do meio interno e externo. Dos processos cognitivos o mais relevante é a aprendizagem que é a capacidade que diariamente precisamos para responder de forma adequada ás diferentes solicitações e desafios que nos colocam em interacção com o meio.
Em segundo lugar, temos os emocionais que correspondem à interpretação das relações que temos com as pessoas. Em relação a este processo mental surge a emoção que é uma reacção complexa de a estímulos externos e também a internos, que se traduz em reacções fisiológicas comportamentais, cognitivas afectivas, sentimentais e ainda em expressões faciais.
Por fim, temos os conativos que são entendidos como um conjunto de processos que se ligam á execução de uma acção ou comportamento , os processos através dos quais se forma as inquietações, as tendências, as vontades e as intenções para agir ou por em pratica.
José Silva nº 18 12ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário