Masoquismo é uma tendência ou prática parafílica (alterações do comportamento sexual caracterizadas por fantasias sexuais específicas, necessidades e práticas sexuais repetitivas). As parafilias são divididas de acordo com a atividade, pela qual uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginar que a sente. Em um sentido extenso pode-se considerar como masoquismo também a forma de prazer com a humilhação verbal.
O masoquismo é uma tendência oposta e complementar ao sadismo (excitação e prazer provocados pelo sofrimento alheio) pois enquanto que no masoquismo a pessoa sente prazer ao provocar dor nela própria, no sadismo, por outro lado, sente prazer ao fazer sofrer os outros. Uma situação onde as duas tendências se complementam é denominada sadomasoquista (relações de tendências diferentes entre pessoas buscando prazer sexual na dor), ou seja no sadomasoquismo a pessoa tanto pode ter prazer ao provocar a dor ou sofrendo a mesma.
A denominação masoquismo define o prazer sexual relacionado com o desejo de sentir dor no corpo, será mediante a humilhação e dominação, o termo foi descrito pelo médico alemão Krafft Ebing (Psiquiatra alemão que se dedicou ao estudo do comportamento sexual nos seres humanos). Entretanto, verifica-se que em muitos casos o prazer não advém exatamente da sensação corpórea de dor, mas sim de uma situação de inferioridade perante o parceiro sexual (sentir-se dominado pelo parceiro sexual).
Atualmente o masoquismo está incorporado como uma forma de expressão sócio-sexual (vontade de se envolver em atividade sexual fora de um relacionamento sério) coletiva ou individual.
Luís Oliveira 12º A
Sem comentários:
Enviar um comentário