Segundo Freud e Wundt, o que é determinante no ser humano são os processos mentais que estão na base de comportamentos e atitudes.
Por outro lado, Watson , fundador do behaviorismo ou teoria do comportamento, defende que o ser humano se caracteriza antes de mais pelo seu comportamento, pela reacção a estímulos externos, a estímulos provenientes do meio ambiente.
O objectivo do estudo de Wundt era a consciência. Para ele, "a primeira etapa da investigação de um facto deve ser uma descrição dos elementos individuais (...) dos quais consiste". Os elementos simples constitutivos da consciência eram as sensações e os sentimentos.
Para conhecer os elementos constitutivos da consciência, Wundt utiliza como método a introspecção controlada: só o sujeito que vive a experiência é que pode descrevê-la, fazendo a auto-análise dos seus estados psicológicos em condições experimentais.
Durante os estudos com o professor Charcot, que recorria à hipnose para tratar a histeria, Freud põe a hipótese da existência do inconsciente, isto é, de uma instância do psiquismo que se desconhece. Esta hipótese é aprofundada com o trabalho que vai desenvolver com Breuer, que recorria à hipnose como terapia para os sintomas histéricos.
A experiência com Charcot e sobretudo com Breuer leva Freud a concluir que não é possível compreender muitos aspectos do comportamento humano, designadamente certas patologias, se só se admitisse a existência do consciente.
A preocupação central de Watson foi desmarcar-se da psicologia tradicional, que tinha por objecto o estudo da mente, da consciência, através da introspecção.
“A psicologia como a vê o comportamentalista é um ramo puramente objectivo das ciências naturais. A sua finalidade teórica é a previsão e o controlo do comportamento. (…) Creio que podemos escrever uma psicologia (…) recorrendo a termos como estímulo e resposta, formação e integração de hábitos e aprendizagem. A psicologia que eu pretendo elaborar toma como ponto de partida o facto observável (…).”
Watson
O comportamento é o conjunto de respostas determinadas pela situação do meio físico ou social. Com uma experiência feita com uma criança, Watson conclui que grande parte das respostas dos seres humanos são resultado de aprendizagens condicionadas do meio.
O meio constrói o ser humano, daí a importância da educação.
Diana Fernandes
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