O homem é o único animal racional por possuir o dom da fala, da inteligência e consequentemente o poder de comunicar com outros seres humanos.
O homem tem inteligência e através dela consegue atingir as coisas mais sensiveis e as realidades imateriais, tais como a verdade, a virtude.
Tem ainda a consciência e capacidade para analisar os seus atos, executar as suas tarefas e colocá-las em prática. Tem a plena consciência do que quer ou não quer fazer.
Assim, consideramos o Homem como ser racional e o animal como ser irracional, dado que o animal não tem a capacidade de falar, comunicar através de palavras nem a consciência de qualquer ação que faça.
Mas, se entendemos a racionalidade como capacidade de tomar decisões ou reagir a problemas que nos apareçam, o Animal também terá de ser considerado "animal racional".
Os animais realizam os seus atos motivados pelas sensações, pelos apetites ou pelo instinto natural.
Os animais são seres inteligentes e é um ser que age de acordo com seu instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros .Por exemplo, os elefantes ficam de luto caso um familiar ou amigo faleça. Esta atitude demonstra os setimentos, os instintos do ser vivo.
Pode se também considerar que os animais são racionais se, desde o inicio de suas vidas, forem ensinados a pensar e a falar. Como por exemplo um chimpazé (Kanzi) que, desde o seu nascimento, começou a aprender palavras e agora conseguer formar frases com essas palavras aprendidas.
"Serei um cão, um macaco ou um urso, tudo menos aquele animal vaidoso que se vangloria tanto de ser racional"
Jonh Wilmot
Carlos Freitas
Sem comentários:
Enviar um comentário