quarta-feira, 4 de maio de 2016

As áreas da psicologia


A psicologia está em todo o lado... Podemos mesmo dizer que não existe nenhuma área de atividade em que a psicologia não esteja presente, seja ela direcionada para a educação, para as empresas, para a saúde, para as fábricas, ou até mesmo, para os tribunais. Os níveis de intervenção da Psicologia vão desde o próprio individuo até à comunidade, passando pelos grupos e organizações.

A psicologia subdivide-se em várias áreas que, apesar de estarem todas interligadas, cada uma tem a sua especialização e integra-se em contextos diferentes.

As áreas mais influentes na sociedade Portuguesa são:

- A psicologia educacional
Implicada na abordagem das questões de ensino e aprendizagem. O principal objetivo da psicologia educacional é a promoção da qualidade do desenvolvimento das pessoas, dos grupos, das instituições e das comunidades.

- A psicologia do trabalho e das organizações
O enquadramento do trabalho, da educação e do lazer em organizações motivaram que uma área da psicologia se especializasse no estudo e na intervenção nas organizações em geral e nas do trabalho em particular.

- A psicologia de orientação vocacional e profissional
O orientador tenta orientar a planificação de vida da pessoa que o procura, mostrando-lhe o que se enquadra mais em si.

- A psicologia clínica
Tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas, grupos ou comunidades que apresentam problemas de caráter psicológico. Intervém sobretudo ao nível da saúde mental.

- A psicologia criminal/forense
Dedica-se, sobretudo, ao estudo do crime e de todos os protagonistas que estão relacionados com o desvio e a transgressão.

- A psicologia desportiva e do exercício
Visa compreender o comportamento e os processos mentais das pessoas e dos grupos que estão envolvidos no desporto ou no exercício físico. O objetivo é, a partir desse conhecimento, intervir no sentido de otimizar o rendimento e o bem-estar físico e o envolvimento e equilíbrio psicológico das pessoas.



Marta Melo 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário