sexta-feira, 20 de maio de 2016


Fenótipo e Genótipo 


 
   
  Fenótipo 
 



O Fenótipo designa as carateristicas apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais.
Entre as carateristicas visíveis do fenótipo, podemos citar a cor de uma flor, a cor dos olhos, a textura do cabelo ou a cor do pelo de um animal.






O fenótipo de um indivíduo sofre transformações com o passar do tempo, como por exemplo, à medida que envelhecemos o nosso corpo se modifica, logo, o fenótipo altera-se. Os fatores ambientais também podem alterar o fenótipo, temos o exemplo, que se ficarmos expostos à luz do sol, a nossa pele escurecerá. 

 
Genótipo


O genótipo, refere-se à constituição genética do individuo, ou seja, o conjunto de cromossomas ou sequência de genes herdados dos pais, os quais somado às influências ambientais, determinará seu fenótipo (características externas). O genótipo é uma característica fixa do organismo e mantida durante toda a vida. 

 


Interação do Fenótipo com o Genótipo:


O fenótipo resulta da interação do genótipo com o ambiente. Consideremos, por exemplo, duas pessoas que tenham os mesmos tipos de alelos para pigmentação da pele, se uma delas toma sol com mais frequência que a outra, suas tonalidades de pele, fenótipo, são diferentes.



VÂNIA MONTEIRO


 

Sem comentários:

Enviar um comentário