sexta-feira, 27 de maio de 2016


Razão VS Emoção

Em certos momentos na nossa vida, temos de fazer escolhas complicadas e deparámo-nos a razão em combate com a emoção, seja na vida pessoal como na profissional. 
As emoções são sempre automáticas, por sua vez, inconscientes, por isso agimos por impulso.
Por outro lado, temos a razão. Agir com a razão é pensar nas consequências de uma decisão, é ponderar. A razão coloca-nos um obstáculo e diz: “É melhor arriscar com cautela e medir as consequências dos seus atos”.
Somos seres racionais e emocionais, mas muitas das vezes não conseguimos agir de forma a conciliar as duas coisas. Certas pessoas agem como se não tivessem racionalidade e são movidas puramente pela emoção o que pode provocar grandes conflitos nas suas vidas, ou até mesmo nas vidas alheias. Saber gerir sentimentos torna-se uma tarefa bastante difícil e muitas das nossas decisões acabam mesmo por ser influenciadas pelas nossas emoções. 

Todavia, quando o ser humano é demasiado racional, isso pode proporcionar relacionamentos superficiais, orientados na desconfiança e insegurança. 
Portanto, o equilíbrio entre a emoção e a razão não é fácil de atingir, mas é fundamental. 
Dependendo da situação, apenas nós podemos decidir a qual das vertentes devemos dar mais importância: será a razão ou a emoção?


                                                                                       Sofia Coelho


Sem comentários:

Enviar um comentário