domingo, 13 de dezembro de 2015

Violência no namoro, o que é e os vários tipos


A violência no namoro

O que é?

É um ato de violência, pontual ou contínua, cometida por um dos parceiros (ou por ambos) numa relação de namoro, com o objetivo de controlar, dominar e ter mais poder do que a outra pessoa envolvida na relação.
A pessoa "violenta" não é necessariamente, aquela que agride fisicamente a outra, mas aquela que procura ser seu "dono", controlando ao máximo todos os seus comportamentos e atitudes.


Existem várias formas de violência num namoro. Esta pode ser:
-Física;
Por exemplo, se o teu parceiro/a te ameaça constantemente, te dá porrada, te atira objetos com o intuito de magoar ou te prende e agarra manifestando total domínio sobre ti.
-Verbal;
Por exemplo, se o teu parceiro/a te grita, chama nomes insultuosos, te intimida ou humilha, através de comentários depreciativos, tais como, "Não serves para nada.".
-Sexual;
Por exemplo, se o teu parceiro/a te acaricia sem o teu consentimento ou até mesmo, te obrigada a ter relações sexuais sem que seja tua vontade.
-Psicológica;
Por exemplo, se o teu parceiro/a ameaça terminar a relação como forma de manipulação, controla o que vestes e o que fazes nos teus tempos livres (incentivando ao teu isolamento), te liga constantemente controlando todos os teus passos ou se, danifica os teus objetos ou roupa.
-Social;
Por exemplo, se o teu parceiro/a tenta denegrir a tua imagem em público, te proíbe de conviver com os teus amigos e manter relações com os mesmos ou acede sem a tua autorização ao teu telemóvel e/ou redes sociais.


É importante relembrar que:
- A violência nunca é uma forma de demonstrar amor ou paixão por outra pessoa;
- Os ciúmes não devem servir de justificação para qualquer tipo de comportamento violento;
- Ninguém é dono de ninguém e devemos respeitar as vontades da outra pessoa.

"AMOR QUE É AMOR, NÃO DÓI..."


Marta Melo, 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário