quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Atos Voluntários e Involuntários

O ser humano tem duas formas de agir, um é o ato voluntário e o outro é o ato involuntário.
Os atos voluntários são conscientes e dependem da nossa vontade como por exemplo ler, falar, escrever ou mesmo andar, já os atos involuntários são aqueles que não dependem da nossa vontade, como por exemplo a contração da pupila ao aproximar de um foco de luz, a reação da mão ao tocar num objeto quente, como outros.
Nos atos voluntários a comunicação é feita por meio de impulsos nervosos, que são mensagens que percorrem as células do sistema nervoso, os neurônios.  Os neurônios têm três partes fundamentais: o corpo celular, os dendritos e o axônio.

Nos atos involuntários acontece um ato reflexo é ‘’uma resposta rápida’’ do nosso organismo. A medula espinal é quem é responsável pelo ato reflexo pois transmite ao cérebro através de impulsos nervosos e  o cérebro vai interpretar esses impulsos nervosos que depois vai mandar a resposta novamente pela medula espinal.
O sistema nervoso deteta estímulos (internos e externos) e responde a eles e além disso é ele quem coordena várias atividades como a criatividade, as emoções, o talento artístico, a imaginação, a habilidade linguística, a personalidade e a capacidade de abstração (pensamento).

         Sem estes dois atos, a maneira como reagimos aos obstáculos que nos aparecem dia a dia correríamos mais perigos.  

Adriana Lopes nº1| 12ºB

2 comentários: