quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

 Fatores psíquicos

    A sensação, percepção, recordação, pensamento, etc, são os principais elementos que os fatores psíquicos se referem. Esses por sua vez são partes do interior de cada indivíduo. 
Os fatores psíquicos podem ser cognitivos, onde encontramos exatamente aos pontos citadas (percepção, recordações, etc); ou da vontade, que são aqueles em que o indivíduo dá respostas as coisas conhecidas, seja para acolher ou repetir, sempre mediante atos voluntários (apetite, sede, intenção, etc).

    A sensação é o principal elemento psíquico, com que se trabalha de duas formas. Uma a percepção e a outra a imagem.A percepção é a capacidade que cada um tem de perceber o que está ao seu redor, e assim, responder à isto, que atinge a alguns de nossos órgãos de nosso sentido enquanto a imagem é a captação direta de um objeto pela vista, ou qualquer outro órgão sensitivo. As propriedades da imagem são:
-Intensidade: este depende do interesse de cada um para que a mesma seja mais intensa ou mais apagada;
-Duração: é o tempo em que mantemos a imagem em nosso subconsciente guardada;
-Afetividade: são as reações á que nos levam, as imagens, a sentirmos respostas diferentes a cada objeto, assim como alegria, tristeza ou indiferença;
-Dinamismo: é a capacidade de que a imagem tem de quando invocada, apresentar-se acompanha de atitude, assim como esta frase: “Pesquei um peixe deste tamanho”.
-Subjetividade: a imagem é produzida pelo sujeito, somente ele participa da experiência. Ela e pessoal e intransferível.
-Convencional: e a memorização da imagem no tempo e no espaço, conforme cada indivíduo.
As imagens podem se apresentar nestas formas: Sensitivas, conforme a recepção ela pode ser visual, sonora, auditiva ou olfativa;
-Eidéticas, são imagens não visuais, que se criam na cabeça de cada um; -Icônica, são imagens que rapidamente são esquecidas ou perdem detalhes; Fantásticas, são imagens que reproduzem a realidade em função dos desejos ou frustrações do sujeito; Ipnogôgicas, são aquelas que ocorrem quando se está dormindo. Às vezes, em face do realismo, são confundidas com alucinação.
-Memória: é a faculdade que permite a representação das experiências vivenciadas pelo indivíduo, num determinado tempo concreto.
A recordação é o ato de atualização da memória. É ela que traz ao presente da consciência as vivências passadas, uma vez que a faculdade da memória são é apenas a fixação e conservação do passado, mas, sobretudo, a possibilidade do ato de recordá-lo.

Margarete Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário