terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cultura


Cultura é um conceito com vários sentidos, sendo o mais corrente, especialmente no conhecimento vulgar, a definição geral formulada por Edward B. Tylor: cultura é "o todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".

A definição de Tylor foi questionada e modificada constantemente, tornando o termo "cultura" um conceito bastante complexo e difícil de definir de modo único. Na Roma antiga, o seu antepassado etimológico tinha o sentido de "agricultura", significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos.

Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura, muitas vezes, se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Esta distinção entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, onde o termo cultura se referia a um ideal de elite.

Do ponto de vista das ciências sociais, sobretudo conforme a formulação de Tylor, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicas) adquiridos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Essa definição geral pode sofrer mudanças de acordo com a perspectiva teórica do sociólogo ou antropólogo em questão. De acordo com Ralph Linton, "como termo geral, cultura significa a herança social e total da Humanidade; como termo específico, uma cultura significa determinada variante da herança social. Assim, cultura, como um todo, compõe-se de grande número de culturas, cada uma das quais é característica de um certo grupo de indivíduos".

Francisco Machado 12B

Sem comentários:

Enviar um comentário