Aprendizagem por observação ou imitação
A aprendizagem por observação ou imitação foi estudada por Albert Bandura e acontece ao longo do processo de socialização.
Foram feitas muitas investigações que, passado algum tempo, permitiram confirmar que a experiência dos outros pode conduzir-nos à aquisição de novos comportamentos.
Mas afinal, quais são as razões que levam algumas crianças a ver comportamentos agressivos e a não imitá-los ?
Para tentar perceber este comportamento, o psicólogo fez determinadas experiências em que teve o cuidado de se certificar de que as crianças tinham retido esses comportamentos. Por fim, concluiu que não bastava a observação e a memorização para imitar e que a fase de execução implica fatores internos ao sujeito.
Portanto, nem tudo o que vemos imitamos.
Assim, depois de todas as averiguações necessárias, Albert Bandura evoluiu a teoria da aprendizagem social para a teoria cognitiva e social.
Cada indivíduo possui um conjunto de competências que lhe vão permitir a aprendizagem e o desenvolvimento: capacidade de avaliar o ambiente e a si próprio. Assim, a observação do outro permite-nos adquirir competências por modelação social.
Tânia Faria
Sem comentários:
Enviar um comentário