Experiência de Milgram
A obediência consiste na tendência das pessoas para se submeterem e cumprirem normas e instruções definidas por outrem.
Explico agora a experiência de milgram
Stanley Milgram pretendeu inquirir de que forma é que os indivíduos observados tendem a obedecer às autoridades, mesmo que estas contradigam o bom senso individual. A experiência pretendia inicialmente explicar os crimes inumanos do tempo do Nazismo.
Mesmo vendo o sofrimento, a maioria dos voluntários continuava a obedecer às ordens, infligindo choques cada vez com maior voltagem. A intensidade máxima, 450 volts, significaria hipoteticamente matar a outra pessoa. Foram 65% dos indivíduos que obedeceram às ordens até ao fim, dando o choque pretensamente fatal.
Quando, após a experiência, os indivíduos instigados a dar choques foram entrevistados, afirmaram que não tiveram escolha, que obedeciam a ordens, e que o responsável era o experimentador.
Quando não havia qualquer contacto visual ou auditivo, 100% dos participantes atingiam a voltagem máxima. Pelo contrário, se a vítima fosse vista e tocada pelos sujeitos testados, a percentagem descia para 30 a 40%..
Numa segunda fase, Milgram agrupou sujeitos para a realização das descargas, sendo o grupo constituído por duas pessoas que se recusavam a obedecer. Assim, só 10% dos participantes infligiam descargas de valor máximo; a maioria recusava-se a ultrapassar metade da escala.
João Carneiro nº 10
Sem comentários:
Enviar um comentário