Processos conativos
A conação é vista como um conjunto de processos que se ligam à execução de uma ação ou comportamento. É o processo através do qual se formam tendências, vontades e intenções para agir.
A conação tem duas componentes:
- Componente objetiva de execução que é onde são manifestados os movimentos e pode observar-se.
- Componente subjetiva que é uma disposição interna para a ação.
A intencionalidade de um pensamento existe quando esse mesmo pensamento é acerca de algo, ou seja, dizer que um estado mental tem intencionalidade significa que ele é acerca de alguma coisa.
A tendência é o impulso espontâneo que orienta a conduta do indivíduo, vai do sujeito para o objeto, responde a uma necessidade interna e leva-nos a concretizar os nossos objetivos. É omnipresente, persistente e inacabada. Face a uma necessidade há um impulso que queremos satisfazer rápida e eficazmente para que nos sintamos saciados, reequilibrados.
O esforço de realização relaciona-se com o nosso empenho para concretizarmos algo que desejamos. Abraham Maslow desenvolveu uma teoria em que as motivações humanas se organizam segundo uma hierarquia de necessidades numa pirâmide e em que a satisfação de necessidades superiores depende da satisfação das necessidades inferiores.
Tânia Faria
PASTE GOLDENING CHINESE CHINESE CHINESE
ResponderEliminarPASTE GOLDENING CHINESE CHINESE CHINESE titanium sheet CHINESE CHINESE CHINESE head titanium ti s6 CHINESE CHINESE CHINESE CHINESE CHINESE CHINESE CHINESE CHINESE titanium mens ring CHINESE CHINESE black titanium CHINESE CHINESE CHINESE CHINESE CHINESE titanium banger